quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Chávez desafia oposição para um novo referendo revogatório

oposição a submetê-lo a um novo referendo revocatório para demonstrar se na verdade sua administração perdeu ou não apoio nos últimos meses.

Mantenho o desafio de que repitam o referendo, disse Chávez ao programa Contragolpe, da Venezuelana de Televisão. O chefe de Estado questionou dessa forma as versões da oposição que apresenta estatísticas sobre o suposto mau andamento do governo quanto ao respaldo popular.

Superando dificuldades


Citou inclusive um artigo de uma revista colombiana, segundo o qual, "o mal-estar social fez com que a popularidade do presidente caísse para 40%, o ponto mais baixo desde que tomou o poder. Se isto é assim e a oposição tem maioria por que não convocam um referendo revogatório? Não teriam que estar esperando anos, em três meses já não estaria mais aqui”.

O governante ofereceu essas considerações por ocasião do sexto aniversário de sua reafirmação com a vitória no referendo de 2004, quando 60% dos venezuelanos rechaçaram a campanha da oposição para tirá-lo da presidência e votou a seu favor.

Foi como um baque para a oposição, afirmou. De acordo com o presidente, o Executivo soube enfrentar as dificuldades dos últimos anos, entre as quais citou a queda da produção petroleira e os preços do petróleo, a crise econômica internacional e dificuldades de geração de energia elétrica no país.

0 comentários:

Postar um comentário